É a área da medicina dentária que trata as lesões dos dentes (restaurações dentárias) que podem ser causadas por vários fatores tais como cárie dentária, traumatismos, alterações de forma etc.
A lesão mais tratada nesta área é a cárie dentária que afeta quase 90 por cento da população, provocada pela ação de bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente. Também se restauram dentes que sofreram desgaste oclusal ou cervical por trauma. Realizam-se ainda restaurações para alterar a forma ou cor dentária.
O tratamento destas lesões é realizado com materiais que substituem a estrutura do dente perdido. E consiste na recuperação da anatomia e da cor dos dentes afetados, devolvendo a estética protegendo os dentes e permitindo a sua correta função. As evoluções dos materiais disponíveis permitem ao profissional realizar restaurações Cada vez mais estéticas funcionais e duradouras.
Para a correta manutenção das restaurações dentárias deve fazer-se um controlo diário da higiene oral. As tensões a que as restaurações estão continuamente a ser submetidas devido às forças da mastigação podem provocar desgaste, fissuras e fraturas. Quando a restauração fica comprometida, será sempre necessário efetuar a reparação ou substituição completa da mesma.