Medicina Dentária Preventiva

A área da Medicina Dentária que tem por objectivo a Prevenção das doenças da cavidade oral e dos dentes. (Ex. de Tratamentos: Colocação de selantes; Aplicação de flúor; Ensino da técnica correcta da escovarem oral).

Dentisteria Operatória

A Dentisteria Operatória é o tratamento restaurador de dentes afectados por lesões de cárie, restaurações defeituosas, a modificação da forma dos dentes, a modificação da cor dos dentes (branqueamento).

Endodontia

É a especialidade que estuda a polpa dentária e todo o sistema de canais radiculares e tecidos periapicais. A "desvitalização" está indicada em casos de alterações por cárie, fracturas e traumas, trauma ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras patologias endodônticas.

Cirurgia Oral

É o ramo da Medicina Dentária que é responsável pela exodontia (remoção de dentes), tratamento de quistos, drenagem de infecções, colocação de implantes dentários, exérese (remoção) de lesões benignas ou malignas.

Periodontologia

É o ramo da Medicina Dentária que trata a gengiva, o ligamento periodontal e o osso alveolar. (Ex.: destartarização, curetagens radiculares, cirurgias gengivais).

Implantologia

É o ramo da Medicina Dentária que permite, através da colocação de implantes, a reposição de dentes perdidos e ancoragem de próteses removíveis.

Oclusão

É o ramo da Medicina Dentária que trata os problemas da articulação temporomandibular e o posicionamento inter (mecanismo que permite os movimentos do maxilar inferior (abrir e fechar a boca, mastigar, rir). Trata também o bruxismo (ranger os dentes) através do uso de goteiras de relaxamento.

Odontopediatria

É a área da Medicina Dentária que estuda e promove a saúde oral infantil e tem como principal objectivo a manutenção de uma dentição saudável até que os pequenos pacientes cheguem à idade adulta.

Ortodontia

Este é o ramo da Medicina Dentária responsável pela correcção da posição dentária, através do uso de aparelhos ortodônticos removíveis ou fixos. Visa o tratamento funcional, mas também a melhoria da estética dentofacial.

Prostodontia

É o ramo da Medicina Dentária que se dedica à substituição das peças dentárias perdidas, de uma forma removível ou fixa. Através de próteses amovíveis, coroas ou pontes fixas às raízes naturais ou a implantes.

Sedação Consciente

A sedação consciente é uma técnica utilizada no tratamento de adultos e crianças, realizada a partir de administração controlada de oxigênio e óxido nitroso, por via inalatória. O paciente fica num estado relaxado, diminuindo o stress emocional. Quando a ansiedade e a percepção da dor são menores, a receptividade do paciente aumenta, facilitando, assim, a atuação do médico.