Acostumar-se a uma nova prótese dentária leva tempo e perseverança mas, com preparação e conselhos adequados, a transição será bastante fácil.
Conselhos:
Na alimentação comece por comer alimentos moles que sejam menos agressivos aos dentes e gengivas. Evite alimentos duros e tente cortar-los em pedaços pequenos. Mastigue devagar e pequenas porções de cada vez.
Pode ser necessária alguma prática para pronunciar certas palavras no início.
Ler em voz alta e repetir palavras problemáticas pode ser útil.
Se tiver feridas na boca utilize um creme gengival com clorohexidina na constituição.
Caso estas feridas persistam consulte o seu dentista. No caso de ter feito uma extracção de dentes antes de colocar a prótese dentária o período de adaptação pode ser um pouco mais longo.
A manutenção das próteses exige alguns cuidados:
- Limpeza diária das próteses utilizando a ação mecânica – escovar com uma escova de dentes ou escova de próteses e uma solução de limpeza de próteses dentárias eficaz e não abrasiva (não utilizar dentífricos).
- Imersão numa solução de limpeza para próteses dentárias – proporciona uma quebra química adicional da placa bacteriana e algum nível de desinfeção da prótese. As soluções de limpeza só devem ser usadas fora da boca, e os utilizadores de próteses devem seguir rigorosamente as indicações dos fabricantes.
- Não deve utilizar as suas próteses dentárias na boca durante a noite, a menos que haja razões específicas para mantê-las. Esta etapa é ainda mais importante para pessoas com maior risco de desenvolver estomatite e idosos debilitados ou em instituições.
- Todos os pacientes que usam próteses dentárias removíveis devem visitar o seu profissional de saúde oral e efetuar a manutenção da sua prótese, regularmente.