A expressão “cartões de saúde” surge associada a cartões que titulam determinados planos de saúde. A modalidade dos planos de saúde é habitualmente confundida no mercado com os seguros de saúde. Contudo, são realidades distintas com diferentes caraterísticas.
Quais são as vantagens do plano de saúde?
- Não tem, na maioria das vezes, períodos de carência;
- Pode subscrever em qualquer idade;
- Regra geral não tem de preencher questionário clínico: se tiver doenças previamente diagnosticadas pode ficar limitado nas coberturas de um seguro tradicional;
- Alguns planos têm a possibilidade de incluir mais do que uma pessoa no contrato.
E as desvantagens?
- Tem de ir especificamente às clínicas e prestadores da rede associada ao plano que escolher;
- O utente assume-se como único responsável pelo financiamento dos cuidados de saúde que lhe são prestados. Na prática o cartão de saúde funciona como um cartão de descontos e raramente ocorre comparticipação do plano de saúde no custo dos tratamentos.
A escolha do plano de saúde para a cobertura dos seus tratamentos dentários deverá envolver ponderação e análise dos prós e contras, bem como a realização de cálculos de forma a perceber o que melhor se adequa a sua situação. Poderá ter em conta algumas questões tais como:
- Quanto gasto regularmente em despesas de saúde oral?
- Quanto me vai custar um plano de saúde?
Recorra a um dentista de sua confiança e faça um check-up dentário, de forma a poder perceber e orçamentar os tratamentos que terá de fazer no futuro próximo.
Com esta informação será bastante mais fácil escolher o melhor plano dentário para a sua situação ou mesmo decidir a sua aquisição.