A importância dos selantes no combate à cárie

selantes dental 360

As doenças orais constituem um dos principais problemas de saúde da população infantil e juvenil.

No entanto, se adequadamente prevenidas e precocemente tratadas, a cárie e as doenças periodontais são de uma elevada vulnerabilidade, com custos económicos reduzidos e ganhos em saúde relevantes, neste ponto é onde os selantes de sulcos e fissuras têm um papel fundamental, determinando a sua colocação uma diminuição da prevalência de cárie.

Um selante de fissuras consiste num «verniz» que se aplica na superfície fissurada de dentes sãos com o objectivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. Constitui um recurso eficaz em termos preventivos, no entanto a sua aplicação deve basear-se na avaliação do risco de cárie.

Está, por norma, indicada a aplicação de selante de fissuras nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo período de erupção varia entre os 5-8 anos e os 11-14 anos. A reaplicação está indicada caso se verifique perda parcial ou total do selante, maximizando a sua eficácia.

A aplicação dos selantes de fissura, além de constituir uma técnica altamente eficaz na prevenção da cárie dentária, é uma técnica não invasiva, rápida, indolor. 

Share:

Deixe uma resposta