Implantes: quais as suas vantagens?

Implantologia

O que é um implante?

Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio (material biocompatível, pelo que o organismo os reconhece como sendo parte dele próprio). São parecidos com um parafuso que servem para substituir a raiz do dente, são colocados cirurgicamente dentro do osso maxilar ou mandibular. São indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.

 

Como é feita a colocação de um implante?

Numa consulta prévia de planeamento é realizado o diagnóstico. Por vezes é necessário a realização de uma radiografia tridimensional (CBCT – disponível nas nossas clínicas) que para além de ajudar como um guia para a cirurgia permite avaliar a quantidade de osso disponível, possibilitando a escolha do implante mais adequado.

Numa segunda consulta o implante dentário é colocado sob anestesia local. Em alguns casos o implante pode sofrer carga imediata, ou seja, o implante recebe no dia da cirurgia uma coroa/prótese provisória aparafusada. 

Após a colocação é necessário que ocorra a osteointegração (fase de cicatrização), sendo que esta fase pode demorar um período de 6 semanas a alguns meses. 

Passada a fase de osteointegração é realizada uma consulta de moldagens em que é realizado um modelo da boca do paciente para que o protésico possa elaborar os componentes protéticos. Para garantir o êxito pode ser necessário a realização de várias provas até á entrega final. 

O tratamento com implantes não acaba no momento da entrega dos componentes protésicos. É muito importante seguir as instruções do seu dentista quanto à higienização necessária, assim como comparecer ás consultas de controlo. Esta é a única forma de assegurar a durabilidade a longo prazo do seu tratamento com implantes.

E quais são as vantagens dos implantes?

Estética:  Os implantes juntamente com as coroas dentárias conseguem a aparência dos dentes mais próxima do natural.

Durabilidade: O implante é uma solução projetada para ter um tempo de vida longo.

Preservação da estrutura óssea: Os implantes transmitem as forças mastigatórias ao osso maxilar, o que ajuda a conservar o osso. 

Preservação do paladar: O recobrimento das áreas da mucosa oral pelas próteses removíveis interfere no paladar, o que não acontece no caso de implantes.

Mantém/melhoram a qualidade da mastigação.

 

Share:

Deixe uma resposta