![](https://dental360.pt/wp-content/uploads/2017/12/peter-kasprzyk-110926-825x360.jpg)
Após a perda dentária a colocação de uma reabilitação é essencial de forma a evitar consequências da perda dos dentes e restabelecer a função e estética dentária. Dependendo de cada caso, podem existir diferentes opções de reabilitação do espaço sem dentes:
Prótese parcial/total removível
- Acrílicas ou metálicas, constituem opções de reabilitação removível possíveis para a maior parte dos casos;
- Apesar de não constituírem frequentemente a opção de excelência para a maioria dos casos, são as opções mais económicas.
Reabilitações fixas – Pontes sobre dentes
- Constituem uma opção viável em casos em que existe perda de poucos dentes e necessidade de grandes restaurações nos dentes adjacentes ao espaço desdentado;
- Em casos em que os dentes adjacentes aos espaços desdentados estão sãos esta opção não se torna uma das melhores opções, uma vez que é necessário desgastar dentes saudáveis, comprometendo a longevidade destes dentes.
Implantes
- Atualmente constituem frequentemente a melhor opção para casos de perda dentária unitária uma vez que não há necessidade de abordar os dentes em redor do implante;
- Pontes sobre implantes: constituem boas opções em casos de falta dentária múltipla;
- São também boas opções para casos de desdentações totais, uma vez que aumentam a retenção, suporte e estabilidade das próteses totais, melhorando a mastigação e a qualidade de vida. Estas próteses podem ser de dois tipos:
- Encaixar nos implantes e ser removidas diariamente para a sua limpeza em sua casa;
- Fixas aos implantes e serem apenas removidas para manutenção no consultório do seu dentista.