Com a destartarização, polimento dentário e abrasão com jato de bicarbonato o dentista consegue remover as manchas da superfície exterior do esmalte.
O branqueamento dentário consiste na remoção das manchas sob o esmalte através de um processo químico em que a cor é removida pela oxidação das moléculas das manchas. São usados nesse processo o peróxido de hidrogénio e o peróxido de carbamida.
O branqueamento dentário pode realizar-se em consultório e é um processo que normalmente se realiza em uma ou duas sessões. Neste procedimento são usadas elevadas concentrações dos produtos anteriormente referidos, através da ativação com uma luz. Todos os tecidos mucosos têm de estar protegidos para evitar queimaduras.
Também é possível realizar o branqueamento em casa, aplicando os produtos em concentrações menores que são mantidas em contacto com os dentes, usando goteiras de branqueamento (aparelhos confeccionados sobre os moldes dentários de cada paciente). Neste tipo de branqueamentos o paciente faz aplicações até obter a cor desejada na arcada dentária superior e depois faz aplicações na arcada inferior até obter a cor igual. Consoante o produto usado, é indicado ao paciente o uso do produto uma hora por dia ou que durma a noite inteira com a goteira e o respectivo produto de branqueamento. A duração do tratamento varia entre 15 a 20 dias.
A durabilidade dos efeitos dos produtos de branqueamento dependerá sempre dos cuidados alimentares e de higiene, assim como dos hábitos tabágicos do paciente.
Se quiser aconselhamento sobre esta matéria não hesite em contactar os nossos profissionais!