Quanto vale um dente?

Dental 360 Blog Post

Há pessoas que pedem para extrair dentes dando-lhe pouquíssimo valor e outras que lutam por um dente já destruído como se a sua vida dependesse desse dente. O preço de mercado é sempre estabelecido pela oferta e procura. O valor é também uma questão subjetiva.

Se tivermos em conta que podemos substituir um dente perdido por uma prótese acrílica, dizemos que pode valer 100 euros. E se o substituirmos por um implante vale mais de 1000 euros.

 Um implante vale o mesmo que um dente?

Não. O implante é a forma de substituir um dente perdido que mais se aproxima em forma e função ao dente natural, mas há várias funções que o implante nunca conseguirá igualar.

Os dentes são órgãos vitais com vascularização e enervação integrados num osso próprio, com um ligamento entre dente e osso, tem ainda uma porção de gengiva aderida. Estes elementos além da estética são órgãos sensoriais que permitem sentir a temperatura, a força e a pressão. Estes elementos só existem enquanto existe dente. Um dente endodonciado (desvitalizado) deixa de ser vascularizado, mas mantém a sensibilidade do ligamento periodontal.

Quando se perde o dente o osso alveolar e tecidos periodontais sofrem uma remodelação. Mesmo que seja substituído por um implante conseguimos repor grande parte da função, mas não conseguimos evitar alguma remodelação tecidual, nem repor a sensibilidade.

Se tivesse em conta que cada um dos seus dentes vale mais muito mais que 1000 euros, não cuidaria melhor do seu sorriso?

Higiene impecável e visitas regulares ao dentista são a forma de manter o seu valor!

Share:

Deixe uma resposta