Higiene Oral: o melhor truque para poupar no dentista.

Todos sabem que escovar os dentes com o auxílio de uma pasta adequada, usar a fita dentária e elixir são meios eficazes para manter a boca limpa. Quando na prática clínica perguntamos se sabem usar estes meios muitos respondem: “Claro que sei!”. Muitos assumem que sabem, mas não o fazem convenientemente. Nós, profissionais, verificamos que muito poucos o fazem corretamente. Muitos usam técnicas incorretas de escovagem que não removem a placa bacteriana, outros usam técnicas tão agressivas que levam ao desgate de superficies dentárias. Atenção ao uso indiscriminado de elixires, pois muitas vezes servem para disfarçar uma má higiene oral e muitos dos que estão disponiveis no mercado são demasiado agressivos e devem ser ser reservados para tratamentos especificos.

Aceite a instrução e motivação higiénica que o seu dentista lhe oferece e aproveite para rever se está a fazer corretamente.

Na higiene oral também se englobam os cuidados alimentares e o consumo de água nas quantidades recomendadas. O uso de doces e refrigerantes deve ser reservado para ocasiões especiais. Os alimentos ricos em fibra ao serem mastigados adequadamente promovem a remoção da placa bacteriana. Alimentos processados em geral requerem menos mastigação e aderem muito aos dentes. O tabaco tão prejudicial à saúde em geral, pigmenta não só os dentes como toda a superficie oral e aumenta o risco de cancro oral.

Uma boa higiene oral é meio caminho andado para um sorriso bonito, mas, para mantê-lo, as visitas de rotina ao dentista são um imperativo.

Quando faz uma consulta de rotina no seu dentista toda a sua cavidade oral é examinada e serão programados os tratamentos que necessita. Quanto mais cedo forem realizados esses tramentos menos dispendiosos serão.
Prevenir é poupar e “é no poupar que está o ganho”!